segunda-feira, 29 de março de 2010

O Preto

A cor preta ou negra é a mais escura de todas as cores. É definida como "a ausência de luz", em cores - luz, ou como "a mistura de todas as cores", em cores - pigmento. É a cor que absorve todos os raios luminosos, não reflectindo nenhum e por isso aparecendo como privada de clareza.

Na cultura ocidental a cor negra está associada à morte, trevas, mal e outras conotações negativas. O luto preto, é o luto sem esperança, como um nada sem possibilidade, como um nada morto depois da morte do sol, como um silêncio eterno, sem futuro, sem nem mesmo a esperança de um futuro.
É considerada a cor do mistério e mantém as intenções no anonimato. Estimula a curiosidade das pessoas, ao mesmo tempo em que se consegue passar despercebido com ela, que camufla as verdades ao exterior.
O preto protege das cargas negativas, mas por outro lado não deixa fluir a energia e, assim, não renova a carga energética do ser humano.
Na sua influência sobre as características psicológicas de um indivíduo, o preto dá uma impressão de opacidade, de espessura e de peso. Como por exemplo um objecto pintado de preto parece mais pesado que um objecto pintado de branco. Entretanto, um quadro tão sombrio das evocações da cor preta não impede que ela adquira um aspecto positivo.
Nos sonhos, a aparição de animais pretos, de negros ou de outras personagens escuras mostra que entramos em contacto com o nosso próprio universo instintivo primitivo que é preciso esclarecer, domesticar e cujas forças devemos orientar para objectivos mais elevados.
A cor preta sugere, assim, silêncio, morte, poder, misérias, maldade, pessimismo, tristeza, negação, dor, opressão, angústia… Quando é um preto brilhante, confere nobreza, distinção, elegância e masculinidade.


0 comentários: