segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Vermelho


O vermelho é a imagem de ardor e beleza, de força impulsiva e generosa, de juventude, saúde e riqueza... riqueza de vida e amor. É o símbolo da vitalidade: A pintura vermelha diluída em óleo vegetal tem poder vitalizador; as mulheres na África usam seu corpo e rostos pintados da cor vermelha nas vésperas de seus casamentos ou depois do nascimento de seu primeiro filho.
O vermelho tem o poder de despertar forças e alimentar desejos. Torna o ambiente mais quente e confortável.É a cor guerreira, que é muito encontrada na guerra pela devastação das armas de fogo e pelo sangue, é também da cruz vermelha salvadora e do alerta, é incitadora de atenção, sempre inquieta e de destaque. Cor do inferno e seu fogo intenso, assim como a cor do demônio e suas tentações.
É a cor utilizada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio ou sua localização, inclusive portas de saída de emergência. Nestes casos ela nunca deve ser usada para assinalar perigo e sim advertir.
Ela também é utilizada em sinais de proibição, bem como nas luzes de sinalização e em botões interruptores para paradas de emergência.
O vermelho é a cor do coração, do amor e calor sentimental. Os lábios vermelhos trazem a sensualidade e as rosas, como presente, representam o amor no seu ambiente calórico.A pimenta mostra ser mais picante quando sua tonalidade se mostra viva e forte.
O vermelho, por ser uma cor estimulante, é a cor que chega mais rápido aos olhos. As crianças tendem a ser atraídas por essa cor e estimuladas pela mesma.
No Japão as mulheres usam, em sua maioria, vestes vermelhas que representam fidelidade, sinceridade e felicidade. Os recrutas usam cintos vermelhos em sua partida para simbolizar a fidelidade a pátria. De acordo com algumas escolas, ela é uma cor de harmonia e expansão. Quando se comemoram um aniversário ou sucesso em um exame, colore-se o arroz de vermelho.