quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cor na Arte

Renascimento:
O Renascimento foi uma época que mudou a humanidade e a pintura.


Sandro Boticelli, O Nascimento de Vénus, 1485.

Os artistas renascentistas foram buscar à antiguidade grega e romana o seu ideal artístico. Mas foram mais longe: para representar a realidade, desenvolveram a perspectiva, através da sua relação com a luz.
A cor era utilizada para procurar tornar a pintura o mais realista possível, para que a figura no quadro se tornasse quase real.
Esta tendência da procura do maior realismo possível continuou durante as épocas Barroca (que exagerava as cores), Classicista (que procurava reviver o ideal grego) e Realista (que procurava representar a realidade com total perfeição).

Impressionismo:
Nos finais do século XIX viviam-se tempos revolucionários no mundo da arte. A recente invenção da fotografia transformou a pintura no “quase” real.


Claude Monet, Nenúfares e Núvens, 1903.

Os impressionistas foram os primeiros artistas a avançar para lá da simples representação do real. Inspirados pelas teorias sobre a luz e a cor, experimentaram novas formas de pintura que procuravam representar na tela a relação entre a luz e a cor. Abandonaram a aplicação cuidada das cores em tonalidades, passando a pintar com cores puras, em que cada pincelada era colocada ao lado da outra, sem haver misturar. Foram grandes adeptos da pintura ao ar livre, tentando capturar na tela as nuances da luz natural na natureza e nos objectos.

Curiosidades:
Os pintores impressionistas mais conhecidos são Eduard Manet, Edgar Degas, Camille Pissarro, Alfred Sisley, Pierre-August Renoir, Paul Cézanne e Claude Monet, cujo quadro Impressão: Sol Nascente deu o nome aos movimentos artísticos.
Outros artistas foram além do impressionismo: Georges Seurat desenvolveu o pontilhismo, uma técnica meticulosa em que cada pincelada correspondia a um ponto de cor. As figuras nos seus quadros tornam-se visíveis através da mistura óptica dos pontos de cor. Vincent Van Gogh explorou a expressividade da pincelada e da cor na sua atormentada obra.


0 comentários: