quarta-feira, 31 de março de 2010

As Cores na Páscoa


A maioria das pessoas não conhece o significado das cores da Páscoa. Na verdade, todas as cores da Páscoa têm um significado próprio e único. Sendo uma época festiva de alto simbolismo religioso, bem como festa da primavera, a Páscoa traz à nossa mente uma infinidade de cores que reflectem a natureza dicotómica da Páscoa. Os ovos de Páscoa coloridos, brilhantes e as coloridas flores de Páscoa representam as cores alegres da primavera. Por outro lado, as cores como o vermelho e o branco simbolizam as conotações religiosas.
Saiba tudo sobre as cores vibrantes da Páscoa:
Vermelho
A cor vermelha simboliza o sangue derramado por Jesus Cristo como remição dos pecados da humanidade. Assim, o vermelho é símbolo de amor e sacrifício pelo bem da humanidade.
O vermelho é amplamente usado para fazer desenhos de ovos de Páscoa.
As flores vermelhas da primavera, como túlipas, são usadas para decorar ovos de Páscoa e incluídos nas cestas de flores.
Branco
Segundo a lenda, era a cor do manto que Jesus Cristo vestia. A cor branca simboliza a esperança da ressurreição, assim como a pureza.
O lírio branco, uma das flores tradicionais da Páscoa, é utilizado na decoração dos altares das igrejas.
Roxo
A cor roxa é a cor da realeza. É a cor dos panos com que Jesus foi coberto quando ele foi levado para o crucifixo.
Preto
O preto é a cor do pecado e da escuridão que tomou conta do mundo após a crucificação de Cristo. Como símbolo de respeito, a cor preta não é usado para decorar a casa ou estabelecimentos comerciais durante a ocasião solene da Páscoa.
Amarelo
O Amarelo simboliza a luz do mundo trazida por Cristo ressuscitado que ilumina o mundo.
É a cor que está relacionada com o brilho do sol. É uma cor que traz alegria e felicidade.

2 comentários:

Unknown disse...

gostei muito

Anónimo disse...

Eu gostei porque aprendi as cores da pascoa e nao sabia essas cores kkkk.